Polícia Civil lança ferramenta de combate à violência contra a mulher

por adm publicado 14/03/2024 16h15, última modificação 14/03/2024 16h39
Atendente virtual Frida viabilizará a denúncia de casos de violência via Whatsapp.
Polícia Civil lança ferramenta de combate à violência contra a mulher

Chame a Frida

Na manhã desta quinta-feira o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Thales Gontijo de Queiroz Cançado Júnior, apresentou a nova arma para combater os crimes praticados contra as mulheres. A assistente Virtual Frida, foi um recurso elaborado a partir da experiência de sua criadora, a escrivã da polícia civil Ana Rosa Campos, que atua em casos de violência contra a mulher.

 

O vereador Marcelo Cesário – Malucão, representou o Poder Legislativo no lançamento e destaca a importância da participação de todos na divulgação do serviço. “O Poder Legislativo está ao lado da Polícia Civil e será parceiro para levar a toda comunidade as informações sobre este novo recurso disponível”.


A ferramenta consiste em um chatbot, que utiliza o aplicativo WhatsApp, para atender de forma imediata às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.


O atendimento virtual “Frida” viabiliza a denúncia de casos de violência contra mulheres via Whatsapp. Por meio do sistema, as mulheres conseguem solicitar agendamento para formalizar medidas protetivas, solicitar cópia das medidas, tirar dúvidas sobre as leis que garantem seus direitos e punem os agressores. Também podem ser feitas denúncias de agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.


O sistema é monitorado 24h por um policial de plantão. Frida tem um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato. Por ele, a vítima pode também enviar sua localização, o número para atendimento em Bom Despacho é (31) 98402-8293.