Especialistas em educação debateram os efeitos da municipalização das Escolas Estaduais.
Especialista em educação debateram os efeitos da municipalização das Escolas Estaduais.
O projeto Mãos Dadas pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares municipais, recebendo assim os alunos da rede estadual. O Estado garante que não haverá perda na qualidade da educação, já os profissionais das escolas afetadas pela medida não possuem a mesma opinião.
Diante a necessidade de ouvir a comunidade escolar em um momento delicado na educação municipal, o Vereador Professor Eder Tipura, solicitou à Presidência a realização de Audiência Pública virtual sobre a Municipalização nas escolas municipais, de forma que a Comissão Permanente de Educação foi incumbida da realização do debate sobre os impactos da municipalização das escolas da rede estadual. “O encontro e a troca de ideias é muito importante dentro do processo, precisamos ouvir a opinião de todos os envolvidos para levarmos ao executivo o sentimento da comunidade” destaca a vereadora Sildete Assistente Social, Presidente da Comissão.
Participaram da Audiência o representante de pais Escola Estadual Egídio Benício, Salvador Andrelino R. Neto, a Secretária Municipal de Educação, Lucinha Gontijo, a especialista em Educação da Escola Estadual Egídio Benício, Juliana Mesquita, Professora da Escola Estadual Coronel Robertinho, Silvana Nunes, Representante do Sind Ute, Marilda de Abreu Araújo, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Ivy Lílian da Silva, o Subsecretário Estadual de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Rojas, as Inspetoras Estaduais Maria Aparecida e Simone Mamede além dos vereadores Professor Eder Tipura, Sâmara Diretora, Sildete Assistente Social, Vinícius Pedro, Pastor Alex e Fernando Cabral.
De acordo com a Presidente da Comissão de Educação os principais pontos abordados na Audiência serão encaminhados ao Executivo. “ Vamos levar ao Prefeito as conclusões tiradas do debate. A municipalização é um processo complexo e deve ser bem programada, para que não ocorram perdas aos alunos, professores e todos os profissionais envolvidos” explica a vereadora.